Feira Viva de partida para o mundial e europeu

É já esta semana que a equipa Feira Viva Natação Adaptada parte para o Campeonato do Mundo com dois atletas, e para o Europeu da Juventude com outro.

A equipa da Feira Viva parte na quinta-feira para Glasgow para os Mundiais de Natação IPC, que se disputam de 13 a 19 de julho. A equipa tem dois atletas convocados para a competição. Carla Cardoso, responsável técnica da equipa explica a importância desta presença: “A participação de nadadores do Feira Viva Natação Adaptada no Campeonato do Mundo de Natação do International Paralympic Committée, é um sonho que nos vem acompanhando desde sempre e que é tornado realidade pelo Ivo Rocha e pelo Amadeu Cruz, fruto da sua dedicação e trabalho”, e adianta ainda que “como objetivos concretos temos: melhorar marcas pessoais e, principalmente Ivo Rocha como elemento da estafeta da seleção nacional masculina, esta responsabilidade é acrescida, pois têm como objetivo fazer história e conseguir o melhor resultado de sempre, nas provas 4x100m Livres e 4x100m Estilos”.

A responsável técnica não esconde o orgulho na sua equipa, mas alerta que os atletas estarão entre os melhores do mundo. “No fim-de-semana passado, no campeonato interdistrital da natação pura em Coimbra, tivemos provas em que os resultados excederam as nossas expetativas contudo tivemos outras em que os resultados não foram os perspetivados. No momento, os nadadores sentem-se bem fisicamente porém, em Glasgow estarão a competir com os melhores nadadores do Mundo, não há margem para distrações. Destes nadadores poderemos esperar o máximo desempenho desportivo em prol do melhor resultado para o País. Têm perfeita consciência da responsabilidade que é representar a seleção”, garante.

Rúben Linhares a caminho da Croácia

De partida está também Rúben Linhares para os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude 2015. A Federação Portuguesa de Natação (FPN) selecionou o atleta da Feira Viva Natação Adaptada para representar Portugal na competição que terá lugar entre 16 e 19 de julho em Varazdin, na Croácia. A competição é composta por provas de 50 e 100 metros em todos os estilos, em piscina de 25 metros. “Apesar da seleção ir estrear-se nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, não retira pressão à concretização de objetivos ao nosso jovem nadador Rúben Linhares. Apesar de ser uma prova em piscina curta, pretende-se que melhore as suas marcas pessoais e chegue o mais longe que lhe seja possível”, explica Carla Cardoso. “Após uma época conturbada com uma pequena lesão e o desânimo de não ter conseguido alcançar os mínimos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Natação do IPC, o Rúben ficou muito feliz com a nomeação! O nadador sentiu o seu trabalho e dedicação reconhecidos, encontrando-se motivado na sua preparação desportiva”, adianta. “Pela experiência que teve no Campeonato Europeu de Natação do IPC na época transata, deste nadador poderemos esperar o máximo desempenho desportivo em prol do melhor resultado para o País, pois tem perfeita consciência da responsabilidade que é representar a seleção”, garante Carla Cardoso.

Ana Filipa Castro bate record mundial

A reta final da época desportiva não podia estar a correr melhor à Feira Viva Natação Adaptada. Naquele que foi o ultimo momento desportivo antes das competições internacionais, a equipa esteve em Coimbra a 4 e 5 de Julho no Campeonato interdistrital juvenis e absoluto. Ana Filipa Castro bateu o Record do Mundo, em piscina longa, da classe de S9, na distância dos 1500m Livres com o tempo de 23.22,43 que pertencia a Alyssia Crook dos Estados Unidos. Na mesma competição, Ivo Rocha baixou o record nacional dos 100m Livres para 1.26,22, Rúben Linhares baixou o record pessoal dos 50m Costas para 39,76 e Amadeu Cruz manteve o seu tempo da época nos 100m Mariposa em 1.24,02.

£0.000 items