Nova Marca EUROPARQUE recebe Galardão Internacional

premios-lusofonos-da-criatividade_pmdesign2

“Prémios Lusófonos da Criatividade” distinguem o melhor do Design

Foi no passado dia 29 de março que o Festival Prémios Lusófonos da Criatividade, a única iniciativa que premeia, mundialmente, os trabalhos de design, criatividade, comunicação gráfica e publicidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, atribuiu em Lisboa os galardões da 2ª edição quadrimestral de 2016/2017.

O Rebranding do EUROPARQUE cotou o prémio de Bronze na Categoria Design, com a subcategoria Imagem Corporativa. O trabalho, apresentado ao público no passado dia 29 de novembro de 2016 no EUROPARQUE – Cidade dos Eventos, em Santa Maria da Feira, foi desenvolvido sob a direção criativa do designer Paulo Marcelo/PMDESIGN e contou com a colaboração de Guðmundur Úlfarsson, da agência islandesa Or Type. A lista de propostas aos prémios era composta por centenas de trabalhos, da qual saiu a shortlist de 180 trabalhos provenientes de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, entre outros…

A clara aposta nos novos valores de gestão e rejuvenescimento do equipamento de acolhimento de eventos por excelência em Santa Maria da Feira começa a dar mostra da sua capacidade. O Município de Santa Maria da Feira acredita que a associação a uma imagem com um valor de modernidade e progresso, conectada com a imagem dos seus clientes, que procuram o saber fazer, as capacidades e funcionalidades únicas do espaço EUROPARQUE, bem como a disponibilidade e competências que todos os dias são disponibilizadas a quem é recebido no EUROPARQUE, farão a diferença para um futuro de exceção.

De dar nota de que o ano de 2016 foi já um importante marco na assunção dos novos valores da marca e da gestão do Município, pela Feira Viva, tendo contado com cerca de 146 260 visitantes, com o acolhimento e realização de 209 eventos, o que correspondeu a 346 dias de ocupação.

 

Memória Descritiva por Paulo Marcelo

“A imagem gráfica desenvolvida para o Europarque apresenta-se como um sistema de comunicação iconográfico, assumidamente monolítico, mas simultaneamente flexível, de simples apreensão e aplicação nos diversos suportes de comunicação.

Pela sua história e pelas suas características intrínsecas era improvável representar o Europarque através de um único elemento gráfico. A marca é assim constituída pelo símbolo desdobrado em quatro ícones: O primeiro, expresso numa matriz de pontos, evoca o dinamismo e a versatilidade do espaço; O segundo, de forma circular, representa a centralidade e a proximidade (o Europarque tem uma localização privilegiada que tem contribuído para a sua afirmação nacional e internacional ao longo dos últimos 20 anos); as barras horizontais traduzem simbolicamente uma timeline do seu percurso, da sua história e a sua projeção no futuro; o quarto ícone incorpora a representação metafórica do sol, que simboliza a natureza e todo o ambiente envolvente composto por inúmeros jardins, um lago e um rio. O desenho do logótipo (designação Europarque) foi orientado para a construção de uma estrutura geométrica de influência nórdica, contemporânea e diferenciadora. Apresenta uma versatilidade e espírito vigoroso capaz de se adaptar com eficácia aos vários sistemas representativos e necessidades de comunicação.

Pretendeu-se com o rebranding do Europarque conferir-lhe modernidade, juventude e elegância, esta última preponderante para a coexistência harmoniosa com os clientes empresariais que utilizam diariamente este espaço para as suas ações de ativação de marca e produto. Pretendemos que esta discrição seja concretizada pela opção de utilização monocromática na versão principal da marca e pela utilização da cor preta no sistema de sinalização e orientação do espaço implementado.

Paulo Marcelo”

FICHA TÉCNICA
Design e Coordenação | Paulo Marcelo/PMDESIGN/Santa Maria da Feira
Motion Design | GBNT/Lisboa
Tipografia | Guðmundur Úlfarsson/OR TYPE/Reykjavík

£0.000 items